segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Atividade 2

A pesquisa é uma pratica essencial para a formação de um bom profissional, independente da area em que ele atue, é justamente essa falta de hábito de pesquisa, de curiosidade que o autor vem questionar. O ctrl c - ctrl v, cada vez torna-se mais comum entre os estudantes dos diferentes niveis de escolaridade.

1. Os alunos colam por considerar essa a maneira mas fácil de obter nota, e isso de certa forma é verdade, uma vez que grande parte dos professores atribuem notas a partis do número de páginas "copíadas" e não pelo conteúdo apresentado.

2. Sim, antes do uso da internet, era comum a copia de livros, enclipédias e outros recursos impressos.

3. Sim, desde que o estudante tenha consciência do que ele está copiando, isso é facilmente resolvido a partir de uma boa leitura.

4. Sim, começando a partir de exemplos, incentivando a escrita e a leitura, como fonte de embasamento teórico.

5. Priemeiramente o professor deve ter o conceito de pesquisa claro para depois auxiliar seus alunos a dismistificar, outro passo é acompanhar os alunos durante as primeiras pesquisas, independente de qual recurso será utilizado.

6. A avaliação deverá ser previamente estabelecida, juntamente com a turma, a fim de não existir dúvidas.



Grupo: Amanda, Ellen, Gildo, Liliane , Marcos e Tatiana Buchinger

Atividade 1

Essa atividade tem como objetivo levar os alunos do 3º ano do Ensino Médio realizar uma pesquisa utilizando a internet como meio de pesquisa, onde o tema principal é SEXUALIDADE.

A primeira etapa será construir com a turma um roteiro de pesquisa, realizando um levantamento de quais são as principais dúvidas;

Em seguida essas duvidas serão diviadas por grupos, e cada se responsabilizará por abordar o tema, essa pesquisa terá como unica fonte de pesquisa sites encontrados na internet, os resultados en contrados serão publicados em um blog da turma, e discutido de forma coletiva.

Grupo: Amanda, Ellen, Gildo, Liliane, Marcos e Tatiana Buchinger.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Professor da geração Y vê tecnologia como estímulo ao raciocínio

Esse texto é bastante interessante e resume muito bem tudo que estamos discutindo nas aulas de Tecnologia Educacional.
"Professora de educação artística há mais de 20 anos em escolas públicas e privadas, Neide Ressineti passou a noite de um sábado em busca de vídeos sobre circo na internet. A arte circense seria tema de uma de suas aulas na segunda-feira e a experiência, principalmente a recente, a ensinou que, sem usar tecnologia, seria impossível prender a atenção de 30 adolescentes com celulares e minigames na mochila, ainda mais em uma disciplina como a sua, sem o mesmo peso de um assustador problema de matemática.
Neide tem dois laptops em casa, ambos fornecidos pelas escolas onde leciona (inclusive a pública, que financiou a compra do aparelho). Ela faz parte de uma geração de docentes antenada com a tecnologia, assim como os alunos que frequentam suas aulas. Somente com giz e livros didáticos seria impossível nos dias de hoje acompanhar a velocidade com que crianças e adolescentes absorvem informação.
"Ao mesmo tempo, os jovens falam ao celular, usam comunicadores instantâneos, raciocinam para mudar a estratégica em um videogame e têm a televisão ligada", afirma Marina Caprio, coordenadora do curso de pedagogia do Sistema COC.
Para Marina, a escola não pode fechar os olhos para o avanço tecnológico ou para a velocidade com que a informação se multiplica. O segredo é saber lidar com a nova realidade. E ela afirma ficar satisfeita ao ver que uma nova turma high tech tem passado nos vestibulares de pedagogia. "São futuros professores abertos à modernidade. Eu mesma me considero assim", diz.
Mesmo na escola pública, onde a princípio o acesso às novas tecnologias é menor por parte dos alunos, a professora Neide Ressineti utiliza o Data Show, uma espécie de projetor, que usou para reproduzir os vídeos sobre circo. Tornar sua aula interessante, com possibilidade de interagir com os alunos, é vista por ela como ferramenta para convencer seus alunos a manterem os celulares e aparelhos reprodutores de música desligados. "Preciso estar sempre pronta para aprender novas técnicas", argumenta.
Para a pedagoga Marina Caprio, o aluno de hoje é diferente do estudante que frequentou os bancos escolares há 30 anos. Aliás, a própria estrutura da sala de aula deve ter outra dimensão, sem trocadilhos futuristas. Para lecionar na universidade, ela usa recursos como lousa eletrônica. "Não se consegue mais voltar atrás, o presente é assim e vai mudar cada vez mais rápido. A tela tem roubado a função do papel."
Geração Ctrl, Ctrl V
Docente do curso de pedagogia da PUC-São Paulo, Madalena Guasco Peixoto conta com aproximadamente 25 anos de carreira e viu a transformação na forma de ensinar. O segredo, diz ela, é saber fazer o aluno ter raciocínio para interpretar o volume de informações que recebe a todo instante. É esse o papel do educador, que necessita fazer o aluno provar que não copiou um texto sem checar sua veracidade.
Existem muitos métodos para isso, como o debate em sala de aula. Junto a seus alunos universitários, Madalena utiliza o TelEduc, uma ferramenta de educação a distância desenvolvida pelo Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) e pelo IC (Instituto de Computação), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Na interação entre alunos e docentes, em que crianças e adolescentes muitas vezes agregam até mais informação que o professor, é função do educador provar que ele, como professor, tem o conhecimento. "Só assim se consegue fazer análises", explica a pedagoga Marina Caprio, doutora na área, e defensora de sites de busca na internet, ao contrário de muitos colegas de escola que torcem o nariz à informação rápida. "Antes, o acesso era a um único livro didático".
Marina também é defensora dos videogames (claro, não quando o professor fala em frente à lousa) e admite ouvir muitas críticas por isso. Mas para ela, quando um jovem passa horas em frente ao computador para definir uma estratégia em um jogo de luta, está aprimorando um valioso poder de concentração que será útil, inclusive, quando se for interpretar um texto chato na escola.
O adolescente Thales Dini, 16 anos, faz parte da geração plugada a internet e aparelhos eletrônicos, a ponto de a primeira coisa a fazer quando chega em casa de uma balada é ligar o computador para conversar com as mesmas pessoas que estavam com ele há meia hora, mas desta vez por meio de um comunicador instantâneo, na linguagem dos meninos e meninas de sua idade. Na sua mochila, como a maioria, há um celular com um potente mp3 e um minigame Nintendo DS - ferramentas com grande potencial de distração.
Mesmo assim, recentemente foi aprovado entre os primeiros colocados de um concorrido vestibulinho para escola técnica de São Paulo. O segredo, segundo os professores de Thales, é o fato de na sua mochila também ter sempre um livro ou revistas recentes. Ele conseguiu unir informação, raciocínio e interpretação que lhe valeram pontos preciosos na hora de realizar o exame.
A pedagoga Marina Caprio diz não saber se jovens como Thales serão mais brilhantes que seus pais, mas tem certeza de que, ao contrário daqueles que estudaram sobre as ordens do regime militar, o garoto faz parte de um universo livre, crítico e com muita informação para qualquer debate. Ao arriscar um exercício de futurologia, Marina está certa de que os jovens vão ter raciocínio mais rápido. O aluno de hoje faz parte da geração Y, ou da geração M, de multimeios. E os professores também. A renovação de conhecimento precisa ser constante. Para os dois.

sábado, 19 de setembro de 2009

Atividade em grupo em construção...

Público alvo: Alunos do 9° ano

Objetivo: Mostra aos alunos outras formas de utilizar o Orkut.

Recursos: Laboratório de Informática com acesso a internet.

Desenvolviento:

Pedir que os alunos realizem o login em seu orkut, ( aqueles que ainda não possue deverá criar uma conta), apresentar as principais ferramentas que o site oferece.
Em seguida será solicitado que cada aluno procure comunidades com temas de interrese de cada um porém que seja apriada para a idade.
Além disso será proposto que a turma crie sua comunidade, onde cada semana será criado um tópico (fórum), cujo tema será escolhido de acordo com o assunto que estiver sendo desenvolvido em sala, onde todos deverão comentar, discutir, expor suas dúvidas...

Avaliação:

A avaliação se dará de duas formas.
Na primeira será avaliada o nivel dos debates na comunidade, inclusive o nivel de interesse de cada um; a segunda será um autoavaliação.

Acadêmicos: Gildo Bernardo e Ellen Braga

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atividade 3


A wikipédia sofreu desde de sua criação grandes mudanças, visisando aumentar a credibilidade dos textos publicados e editados no site. Dessa forma desenvolveu mecanismos que eliminam ou pelo menos reduzem a ação daquela pessoas que só querem prejudicar o trabalho proposto pela Wikipedia.

Dentre esses mecanismos podemos citar:

A primeira coisa que garante essa seguridade é que agora somente os usuários cadastrados conseguem fazer edições, quando você clica em "editar", logo aparecerá uma mensagem dizendo quais são as regras de edição; nesse momento você é alertado a não copiar nenhum texto de outras fontes, porém se for necessário você deverá menciona-lo como referência, caso contrário seu texto será excluido, qualquer ato que o usuário cometa e que seja considerado vandalismo também, corre o risco de perder seu cadastro e por conseguência a direito de realizar novas edições.

Acadêmicos: Gildo Bernardo e Ellen Braga

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Pesquisadora diz que games e Facebook ajudam memória; Twitter atrapalha


Conclusão foi divulgada por psicóloga especializa em memória.

Redes sociais e jogos ajudam a lembrar das informações e usá-las.
Para psicóloga, Twitter pode 'enfraquecer' memória.
Videogames de guerra estimulam um elemento da inteligência humana vital para o sucesso, segundo a psicóloga Tracy Alloway, da Universidade de Stirling, no Reino Unido. Acessar sites de relacionamento como o Facebook ou resolver os desafios propostos pelo Sudoku tem o mesmo efeito, ainda segundo a especialista citada pela BBC. Na contramão desse estímulo estão atividades como o serviço de microblog Twitter e o site de vídeos YouTube.

Os conceitos de sucesso da especialista estão ligados ao que Tracy chama de “memória em atividade”, que é a habilidade de se lembrar das informações e usá-las.
Com sua equipe, Tracy estudou profundamente esse tipo de memória e acredita que ela é muito mais importante para o sucesso do que a felicidade e o QI. “Em uma entrevista de emprego, um candidato usará a memória em atividade para responder às perguntas da maneira mais impressionante”, diz a BBC.
Segundo a especialista, que participou na semana passada do Festival Britânico de Ciência, os videogames que envolvem planejamento e estratégia ajudam a treinar o uso desse tipo de memória. “O usuário se mantém atento às jogadas anteriores e mapeia as ações que serão tomadas”, explicou. Ainda de acordo com ela, jogar Sudoku e manter contato com amigos no Facebook têm esse mesmo efeito.
“No Twitter, por outro lado, você recebe um fluxo infinito de informações, mas tudo é muito sucinto. Dessa forma, o usuário não processa o conteúdo”, afirmou a especialista, indicando que o microblog "enfraqueceria" a memória. Ela afirma que o YouTube tem o mesmo efeito, pelo imediatismo com que o conteúdo é visto na tela do PC.

Tracy e sua equipe desenvolveram um programa de treinamento de memória que ajuda a melhorar o desempenho de crianças com dificuldades de aprendizado.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1295493-6174,00PESQUISADORA+DIZ+QUE+GAMES+E+FACEBOOK+AJUDAM+MEMORIA+TWITTER+ATRAPALHA.html

sábado, 5 de setembro de 2009

Ativadade 2


Blog:
O blog é uma página na internet onde pode-se publicar ideias, opiniões, questinamentos...; essas informações são organizadas obedecendo uma ordem cronologica, na maioria das vezes vai das postagem mais recente para as mais antigas. A cada postagem feita abre-se uma caixa de diálogo que permite que qualquer pessoa que tenha acesso ao blog comente o que foi postado.
Do ponto de vista educativo o blog pode ser muito util, uma vez que que vivemos uma geração que cada vez mais cedo as crianças tem acesso a internet com facilidade, assim o professor pode utilizar o blog como recurso para disseminar informações ou mesmo usar o espaço como meio para debates, interação entre os alunos, tornando assim as aulas mais dinâmicas e atraentes aos alunos.

Facebook:
É um site de relacionamento, no inicio seu acesso era restrito aos alunos de Harvard (pois seu criador era aluno de lá) logo após foi se estendendo para outras instituições. Para a criação de uma conta não é cobrado nada, dentro do facebook, o usuario mpode mandar mensagens privadas ou não.
Do ponto de vista educacional poded-se utiliza-lo como uma rede em que os alunos adrem e podem discutir as questões levantadas por determinado usuário. É possivel também adicionar fotos, videos... onde fica dipsonível para todos acessar. comentar; respeitando uma politica de privacidade.


Skype:
O skype é uma tecnologia que permite a comunicação de voz e video via internet, o usuario pode falar com outros usuarios de forma gartuita e ilimitada, o seu diferencial é que você pode adicionar créditos e realizar ligações para os telefone, com uma tarifa reduzida e receber ligações
também.
O professor e os alunos que dispuserem dessa ferramenta pode realizar diversas atividades a distância como se fosse uma video ou teleconferência, além de permitir que dois usuários utilize o mesmo arquivo ao mesmo tempo.


Grupos de discussão por e-mail:
Grupos é um serviço gratuito que permite reunir diferentes tipos de pessoa, mas que tenha afinidade com o tema proposto pelo grupo.
Esses grupos estão associados a uma conta de e-mail, e permite a troca de informações, como por exemplo: textos, comentários...
Do ponto de vista educacional o pofessor pode usar esse recurso para criar propostas de debates antecedendo os debates dentro da sala.


Acadêmicos: Ellen Braga e Gildo Bernardo

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Clip Show de bola...




terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atividade 1

Bom o indicador escolhida refere-se as atividades realizadas quando o indivíduo acessa a internet, essa pesquisa foi feita em 2006, e separa os entrvistados pela região onde mora, sexo, grau de instrução, faixa etária, renda familiar, classe social e situação de emprego.
Segue o link para a visualização da pesquisa:

http://www.cetic.br/usuarios/tic/2006/rel-int-06.htm
Analisando a pesquisa pode-se observar que os maiores numeros estão nas colunas que refere-se a "educação estudo" e "pessoal ou privado", podendo concluir que cada vez mais esse recurso vem se popularizando e sendo usado como meio facilidador das atividades do dia a dia.
Outro fator interessante de se avaliar é que não há uma difernça muito grande quando se analisa o tópico de classe social; e que há um presença muito significativa dos intrevistados em idade escolar o que significa que a escola pode e deve se valer dessa ferramenta para aperfeiçoar seu trabalho.
Acadêmicos: Ellen e Gildo Bernardo

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sugestão de Aula

Tema da aula: Insetos


Público Alvo: 5° ano


O que o aluno poderá apreender com esta aula:

Com essa aula o aluno terá a oportunidade de conhecer o desenvolvimento de alguns insetos e qual a importancia desses insetos para o meio ambiente.

Duração das atividades:

Estima-se que as aulas durem em torno de 2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios:

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos possua noção de ordens e classes em que se dividem os insetos.

Autores: Ellen Nepomuceno Braga
Gildo Felipe Bernardo

Recursos:
O professor deverá a turma imagens das diferentes etapas da metamorfose de diferentes insetos.
O professor poderá ,por exemplo, acompanhar um desenvolvimento de perto, utilizando como estimulo uma lagarta que deverá ser bem alimentada para que se transforme em um casúlo e depois em borboleta.
Outro exemplo é o estudo do desenvolvimento do mosquito da dengue, utilizando o video a seguir:



http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/926/187.swf



É válido lembrar ao professor que é muito importante estimular os alunos a registrarem tudo o que for observado e tudo o que ocorrer durante as aulas, para isso recomenda-se usar portifólio, cadernos de registros, relatórios.



Avaliação:



A avaliação será feita através da produção de um texto onde os alunos irão contar suas experiências, suas expectativas e o que lhe foi significativo para a aprendizagem

terça-feira, 5 de maio de 2009

Na quinta-feira dessa semana, dia 07/05/2009, será a primeira atividade do projeto de extensão à comunidade do meu grupo, e como o tema escolhido foi Educação Planetária, então resolvi colocar uma video para uma breve reflexão...



terça-feira, 21 de abril de 2009


Um amigo falou-me de um livro que comparava a vida a uma viagem de trem.
Uma comparação extremamente interessante,quando bem interpretada.
Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.
Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco: nossos pais.
Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível....mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser super especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos.
Muitas pessoas tomam esse trem, apenas a passeio, outros encontrarão essa viagem somente tristezas, ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa.
Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de uma forma que, quando desocupam seu acento, ninguém nem sequer percebe.
Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são tão caros, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos; portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante a viagem, atravessemos, com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles....só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá alguém ocupando aquele lugar. Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas...porém, jamais, retornos.
Façamos essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando, sempre, que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isso, porque nós também fraquejaremos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.
O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada
desceremos, muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.
Eu fico pensando, se, quando descer desse trem, sentirei saudades....
acredito que sim, me separar de alguns amigos que fiz nele será, no mínimo dolorido deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos, com certeza será muito triste, mas me agarro na esperança que, em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram..... e o que vai me deixar feliz, será pensar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.
Amigos, façamos com que a nossa estada, nesse trem, seja tranquila, que tenha valido à pena e que, quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Esse é muito interessante...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Fazendo a Diferença...

Era uma vez um escritor que morava em uma tranquila praia, junto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspira, e a tarde ficava em casa escrevendo.
Certo dia, caminhando na praia, ele viui um vulto que parecia dançar. Ao chegar pero, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia, para, uma por uma, joga-las novamente de volta ao aceano.
"Por que está fazendo isso?" - perguntou o escritor.
- você não vê! - explicou o jovem. A maré está baixa e o sol esta brilhando.
Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia"
O escritor espontou-se.
" Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora e centensa de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia.
Que difernça faz? Você joga umas poucas de volta ao aceano. A maioria vai perecer de qualquer forma".
O jovem pegou mais uma estrela da praia, jogou de volta ao oceano e olhou para o escritor.
"Para essa aqui eu fiz a diferença..."
Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou a praia, procurou o jovem, uniu-se a ele, e junto, começaram a jogar estrela-do-mar de volta ao oceano,.
Sejamos, portanto, mais uma dos que querem fazer do mundo um lugar melhor.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Plano de aula

Tema: A importância da água para o ser humano
Público-alvo: 5° ano do ensino fundamental
Desenvolvimento:
Apresentar o tema a turma;
Exibir o filme a fim de complementar a apresentação do tema;
Discutir o filme com os alunos;
Propor uma auto avaliação em relação ao consumi diário de água de cada um.
Propor a construção de um texto coletivo, para registrar a opinião dos alunos em relação ao tema;
Propor uma auto avaliação da aula.
obs.: o vídeo a seguir não foi produzido pro mim, mais coloquei pois considero que foi um trabalho bem feito e o conteúdo é de boa qualidade.

quinta-feira, 19 de março de 2009

TV, ESCOLA E EDUCAÇÃO

Acredito que o maior preconceito é formado devido ao desconhecimento ou despreparo de como encarar a mídia como um recurso positivo dentro da prática educativa, independente se essa prática é sistemática ou não. Julga-se sem conhecimento de causa e com isso perdem-se muito principalmente as duas instituições mais importantes para a formação do indivíduo, a Escola e a Família.
Outro fato relevante é a questão cultural, criou-se um hábito que televisão serve apenas para diversão, entretenimento, e com isso não praticam uma análise crítica do que assiste, dessa maneira a grande maioria dos que assistem televisão deixam de ampliar o seu conhecimento enquanto estão em frente a ela. Por outro lado a programação educativa fica restrita a uma pequena parcela, mas, o que importa esses programas que estimulam com facilidade o pensamento da pessoa já foram tachados de chatos e esquecidos pela a grande massa.
Além disso, falta uma visão mais ampla em relação a esse meio de comunicação, falta romper com alguns paradigmas, e entender que mesmo aquele futebol chato na tarde chuvosa de domingo, ou aquele último capitulo da novela mexicana pode ser um prato cheio de discussões para sua aula de segunda ou para um bate papo familiar após o jantar.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PRÁTICAS DESENVOVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFOMÁTICA



No Laboratório de informática da escola são desenvolvidas atividades interdisciplinares relacionadas ao conteúdo trabalhado pelo professor em sala de aula; tudo isso com base em um projeto: Projeto Disciplina para Todos (trabalhado na escola desde 2008.)desenvolvido pela professora regente.

Através de jogos lúdicos trabalha-se a disciplina na escola, na sala de aula em todos os lugares... Também desenvolve-se um trabalho em cima da matéria dada em sala com jogos pedagógicos, os alunos montam textos diversificados, gráficos, etc...

Cada turma tem sua pasta salva no computador “mestre”, dentro da pasta da turma tem a pasta da professora e nesta encontramos uma pasta para cada aluno com todas suas atividades realizadas, isso para cada turma da escola que são aproximadamente14 somente no turno da manhã.

As aulas são dadas com um grupo pequeno: a turma é dividida em duas, metade vai para o laboratório de informática e outra para a biblioteca, depois há uma troca.

E agora o Laboratório de informática conta com uma aliada, a mesa alfabética, uma mesa interativa.

Por fim, tudo que é realizado no laboratório, deve ser preparado para ser enviado à SME e também apresentado no site do IAE.


Acadêmicos: Amanda Souza Bento
Gildo Felipe Bernardo

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Bem vindos galera

Pra todos do último ano de pedagogia do UGB, bom retorno às aulas!!!!!!!!!!!!!!!