quinta-feira, 19 de março de 2009

TV, ESCOLA E EDUCAÇÃO

Acredito que o maior preconceito é formado devido ao desconhecimento ou despreparo de como encarar a mídia como um recurso positivo dentro da prática educativa, independente se essa prática é sistemática ou não. Julga-se sem conhecimento de causa e com isso perdem-se muito principalmente as duas instituições mais importantes para a formação do indivíduo, a Escola e a Família.
Outro fato relevante é a questão cultural, criou-se um hábito que televisão serve apenas para diversão, entretenimento, e com isso não praticam uma análise crítica do que assiste, dessa maneira a grande maioria dos que assistem televisão deixam de ampliar o seu conhecimento enquanto estão em frente a ela. Por outro lado a programação educativa fica restrita a uma pequena parcela, mas, o que importa esses programas que estimulam com facilidade o pensamento da pessoa já foram tachados de chatos e esquecidos pela a grande massa.
Além disso, falta uma visão mais ampla em relação a esse meio de comunicação, falta romper com alguns paradigmas, e entender que mesmo aquele futebol chato na tarde chuvosa de domingo, ou aquele último capitulo da novela mexicana pode ser um prato cheio de discussões para sua aula de segunda ou para um bate papo familiar após o jantar.